Mostrando postagens com marcador cenoura. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador cenoura. Mostrar todas as postagens

quarta-feira

Fukujin Zuke (Picles Japonês)



Vegetais
25g de berinjela
50g de pepino
8g de cogumelo shitake
25g de rabanete
50g de cenoura
Água salgada (concentração de 5%)

Molho
50 ml de molho de soja
25 ml de sake para cozinha (ou pinga ou vinho)
1 colher de sopa de vinagre de arroz (ou vinagre branco)
1 colher de sopa de açúcar

Modo de preparo:
Fatie os vegetais bem fino. Deixe cerca de 30 min na água salgada
Depois disso, aperte bem os vegetais para retirar a água. Misture todos os ingredientes do molho numa panela e deixe ferver. Coloque todos os vegetais junto à panela e ferva até o molho reduzir. Desligue o fogo e espere esfriar.  Guarde em um frasco de vidro esterilizado na geladeira. Espere ao menos uma semana para consumir.

Dica: combina com curry

Traduzido de: Food in Japan

Falso quiche de kefir

Finalmente consegui kefir aqui na Alemanha, se alguém quiser um pouco pode falar comigo. Querendo usar o kefir para cozinhar, experimentei uma receita adaptada da receita tradicional de quiche. Ficou gostoso. Fiz sem a parte de fora (a casquinha) porque estou evitando glúten. Mas ficou bonitinho na forminha de silicone.

Ingredientes:
2 ovos
60 ml de creme de leite
60 ml de kefir (leite desnatado fermentado 12h) (se não tiver kefir pode ser creme de leite)
1/2 colher de chá de sal
páprica em pó
alho em pó
molho de pimenta



Modo de preparo
Com um batedor bata os ovos, acrescente o restante dos ingredientes e bata um pouco mais. Tempere a gosto. Acrescente o recheio a gosto. Eu coloquei cenoura ralada, cogumelos e cebola, mas você pode colocar o recheio que preferir, como espinafre, tomate seco, etc. Coloque em forminhas de silicone e coloque para assar em forno pré-aquecido. Asse em fogo médio/baixo por aprox. 30 min. Observação: tem que assar pelo menos 30 min, senão fica mole, mesmo se já estiver dourado antes espere um pouco mais até dar 30 min.

domingo

Almoço


Para fazer o molho: um pouco que baste de molho de soja mais uma colher de sopa de farinha de trigo dissolvida em mais uma quantidade d'água. Esperar engrossar. Fiz na wok.

Colorido II

Engraçado como o repolho roxo pinta o macarrão chinês. Esse eu fiz como eu fiz o macarrão frito, só mudei os ingredientes. Mas vejo agora que não expliquei direito lá: 1. macarrão para cozinhar deixar a cenoura dar uma branqueada junto, 2. wok + óleo + alho + tofu picado, 3. repolho e cenoura já picada, 4, broto de soja, 5. macarrão, 6. água + molho de soja + farinha dissolvida. Esperar engrossar e pronto.

sexta-feira

Macarrão Frito


Ou Yakisoba, no Brasil. Molho: farinha de trigo (uma colher) dissolvida em água molho de soja, achei o macarrão típico na loja de produtos chineses. Pela primeira vez comi couve de bruxelas, que para mim parece com repolho, usei para substitui-lo porque não compro repolho, já que é muito grande e estraga, a couve de bruxelas é pequena, comprei só três para provar e usei nesse macarrão.


terça-feira

Arroz laranja com cogumelos


Cozinhei no caldo da água para hidratar os cogumelos seta e com o suco de uma laranja. Muito alho, os cogumelos, cenoura e o arroz, pimenta do reino e só.

segunda-feira

Salada de Trigo sarraceno


Dizem por aí que o trigo sarraceno é muito saudável (proteína, ferro, potássio, cálcio, etc.). Para experimentar tentei algo como um tabule. Cozido o trigo em água com zattar, esperar esfriar para misturar com a salada de pepino, tomate, cenoura, cebola e kiwi picados com molho de limão, pimenta do reino e zattar. O trigo cozinhou demais, mas ficou bom.

sexta-feira

Não só batatas

Macarrão com molho de soja. Ficou salgado, o molho de soja daqui é bem mais concentrado, quem sabe na próxima eu acerto? O que tinha aí, cebola, alho, broto de alfafa e cenoura e macarrão integral.

terça-feira

Batatas 2

Então eu adoro batatas. Essas eu fiz com um molho de tomate que tem soja, cenoura ralada finha, abobrinha ralada fina, muita cebola e muito alho, louro. E na batata o amarelinho é curry, o verde é manjericão e as sementes são de girassol! Coloco tudo assim para esquentar com azeite.