Dizem por aí que o trigo sarraceno é muito saudável (proteína, ferro, potássio, cálcio, etc.). Para experimentar tentei algo como um tabule. Cozido o trigo em água com zattar, esperar esfriar para misturar com a salada de pepino, tomate, cenoura, cebola e kiwi picados com molho de limão, pimenta do reino e zattar. O trigo cozinhou demais, mas ficou bom.
segunda-feira
Salada de Trigo sarraceno
Dizem por aí que o trigo sarraceno é muito saudável (proteína, ferro, potássio, cálcio, etc.). Para experimentar tentei algo como um tabule. Cozido o trigo em água com zattar, esperar esfriar para misturar com a salada de pepino, tomate, cenoura, cebola e kiwi picados com molho de limão, pimenta do reino e zattar. O trigo cozinhou demais, mas ficou bom.
domingo
Saudade e Nostalgia
Para mim saudade é uma coisa estranha que balança o coração da gente. Tenho sentido especialmente saudade nesses últimos dias. Do Brasil e dos que amo, possivelmente de quem lê aqui. Tentei explicar esse termo para o espanhol, "Es como nostalgia?". Mas para mim não, porque para mim nostalgia é mais triste que saudade. Achei melhor voltar ao Houaiss:
Nostalgia:
1. melancolia profunda causada pelo afastamento da terra natal. / 2. Rubrica: psicologia. distúrbios comportamentais e/ou sintomas somáticos provocados pelo afastamento do país natal, do seio da família e pelo anseio extremo de a eles retornar. / 3. Derivação: por extensão de sentido. saudades de algo, de um estado, de uma forma de existência que se deixou de ter; desejo de voltar ao passado.
Em espanhol:
Nostalgia:
(Del gr. νόστος, regreso, y -algia).
1. f. Pena de verse ausente de la patria o de los deudos o amigos. /2. f. Tristeza melancólica originada por el recuerdo de una dicha perdida.
Mas ora! Encontrei saudade no dicionário da Real Academia Espanhola:
Saudade:
(Del port. saudade).
1. f. Soledad, nostalgia, añoranza. (Añorar. (Del cat. enyorar).1. tr. Recordar con pena la ausencia, privación o pérdida de alguien o algo muy querido.)
Voltei ao Houaiss:
Saudade:
1. sentimento mais ou menos melancólico de incompletude, ligado pela memória a situações de privação da presença de alguém ou de algo, de afastamento de um lugar ou de uma coisa, ou à ausência de certas experiências e determinados prazeres já vividos e considerados pela pessoa em causa como um bem desejável (freq. us. tb. no pl.).
Ao fim para mim o Houaiss marca a diferença entre saudade e nostalgia. Nostalgia: sentimento melancólico. Saudade: sentimento mais ou menos melancólico. É esse mais ou menos que fica difícil de explicar. Como a saudade traz consigo a memória do que sente falta e assim é possível, através da memória, reviver aquilo de que se sente saudade, reviver o passado é ser feliz outra vez, Epicuro. Acho que a filosofia epicurista ajuda a entender o que seja o mais ou menos da saudade. Eu dizia aqui aos meus colegas, não é tão triste como nostalgia, como uma tristeza alegre. Mas a gente não está acostumado a definições contraditórias. Talvez por isso apenas a poesia seja capaz de dizer a saudade. Como não sou poeta busco no dicionário e fico com o mais ou menos.
terça-feira
Janela
Fotos da viagem
Olhem as fotos da viagem:
Natal
Berlim 1
Berlim 2
Frankfurt e Berlim
Neve em Potsdam
Arroz integral com cogumelos
segunda-feira
Neve!!
Amanhã é dia de Reis e tem festa aqui na Espanha e se não me engano amanhã é o dia que eles trocam presentes. Na feirinha de natal aqui perto eles vendem, dentre outras coisas para presentear, na barraca de doces um doce em formato e cor de cocô em uma vasilha que parece um pinico ou então um doce em forma de carvão, ambos comestíveis. A vendedora me disse que são para quem se comportou mal: "Quem se comportou bem ganha chocolate".
sexta-feira
Risoto de Cogumelos
quarta-feira
Neve!
sábado
As 4 camadas
"TEORIA DAS QUATRO CAMADAS: Para proteger-se do frio, o melhor é seguir o princípio das 4 camadas, vestindo-se com quatro tipos de agasalhos na seguinte seqüência:
-1ª camada: em contato com a pele, deve ser de tecido não absorvente (como o tactel por exemplo);
-2ª camada: um tecido bastante absorvente (algodão);
-3ª camada: uma blusa grossa feita de um bom isolante térmico (Lã, soft, polar etc...);
-4ª camada: deve proteger contra o vento (nylon).
Esta seqüência otimiza a proteção térmica em casos de baixíssimas temperaturas, pois mantém o corpo seco já que a transpiração atravessa a primeira camada e se concentra na segunda, longe do corpo, evitando a sensação incômoda de umidade. A quarta camada impede a entrada de vento e mantém a eficiência isolante da terceira que nada mais é que um tecido com bastante quantidade de ar entre suas fibras (o próprio ar é o melhor isolante térmico, sendo que o tecido que possua bastante ar entre suas fibras isola melhor, mas é ineficiente se o vento levar o ar aquecido pelo calor do corpo do meio de suas fibras).
Outra vantagem é poder combinar as camadas de outras diferentes formas e conseguir vários níveis de aquecimento conforme a necessidade. Por isto é importante não comprar uma única blusa com todas as camadas juntas e sim, 4 blusas separadas ou separáveis. "
sexta-feira
Não só batatas
quinta-feira
Sim, batatas
terça-feira
Batatas 2
segunda-feira
xi
quinta-feira
Pizza Caseira
Cansada de achar tanto pão de forma com leite (eu não posso leite), e cansada de comer panqueca de farinha e água, achei nesse site um jeito muito fácil de fazer pizza e deu certo!
terça-feira
Batatas
Fico pensando que é bom que eu goste de cozinhar porque no meio dessas leituras densas como nesses últimos dias que fiquei por conta do Heidegger e o seu Ser e Tempo, os momentos de parar inevitavelmente são para comer e aí eu me divirto com as misturas, que nem sempre dão certo, mas ok.