segunda-feira

Salada de Trigo sarraceno


Dizem por aí que o trigo sarraceno é muito saudável (proteína, ferro, potássio, cálcio, etc.). Para experimentar tentei algo como um tabule. Cozido o trigo em água com zattar, esperar esfriar para misturar com a salada de pepino, tomate, cenoura, cebola e kiwi picados com molho de limão, pimenta do reino e zattar. O trigo cozinhou demais, mas ficou bom.

domingo

Saudade e Nostalgia

Para mim saudade é uma coisa estranha que balança o coração da gente. Tenho sentido especialmente saudade nesses últimos dias. Do Brasil e dos que amo, possivelmente de quem lê aqui. Tentei explicar esse termo para o espanhol, "Es como nostalgia?". Mas para mim não, porque para mim nostalgia é mais triste que saudade. Achei melhor voltar ao Houaiss:


Nostalgia:

1. melancolia profunda causada pelo afastamento da terra natal. / 2. Rubrica: psicologia. distúrbios comportamentais e/ou sintomas somáticos provocados pelo afastamento do país natal, do seio da família e pelo anseio extremo de a eles retornar. / 3. Derivação: por extensão de sentido. saudades de algo, de um estado, de uma forma de existência que se deixou de ter; desejo de voltar ao passado.

Em espanhol:

Nostalgia:

(Del gr. νόστος, regreso, y -algia).

1. f. Pena de verse ausente de la patria o de los deudos o amigos. /2. f. Tristeza melancólica originada por el recuerdo de una dicha perdida.

Mas ora! Encontrei saudade no dicionário da Real Academia Espanhola:

Saudade:

(Del port. saudade).

1. f. Soledad, nostalgia, añoranza. (Añorar. (Del cat. enyorar).1. tr. Recordar con pena la ausencia, privación o pérdida de alguien o algo muy querido.)

Voltei ao Houaiss:

Saudade:

1. sentimento mais ou menos melancólico de incompletude, ligado pela memória a situações de privação da presença de alguém ou de algo, de afastamento de um lugar ou de uma coisa, ou à ausência de certas experiências e determinados prazeres já vividos e considerados pela pessoa em causa como um bem desejável (freq. us. tb. no pl.).


Ao fim para mim o Houaiss marca a diferença entre saudade e nostalgia. Nostalgia: sentimento melancólico. Saudade: sentimento mais ou menos melancólico. É esse mais ou menos que fica difícil de explicar. Como a saudade traz consigo a memória do que sente falta e assim é possível, através da memória, reviver aquilo de que se sente saudade, reviver o passado é ser feliz outra vez, Epicuro. Acho que a filosofia epicurista ajuda a entender o que seja o mais ou menos da saudade. Eu dizia aqui aos meus colegas, não é tão triste como nostalgia, como uma tristeza alegre. Mas a gente não está acostumado a definições contraditórias. Talvez por isso apenas a poesia seja capaz de dizer a saudade. Como não sou poeta busco no dicionário e fico com o mais ou menos.

terça-feira

Janela

A novidade é que agora estou em um quarto com janela exterior. É bom poder olhar para a rua enquanto escrevo e estudo. Em frente à minha janela tem uma construção de um prédio. A placa diz "Viviendas de 1 y 3 dormitorios Locales comerciales y plazas de párquing". Esses serão os vizinhos de frente. Quando ficar pronto entrará menos luz por esta janela. Por ora está bem assim. Dia frio, retorno às atividades, chuva fina, ninguém passa a pé por aqui.

Fotos da viagem

Feliz ano novo com muita paz saúde e amor!
Olhem as fotos da viagem:

Natal

Berlim 1

Berlim 2

Frankfurt e Berlim

Neve em Potsdam

Arroz integral com cogumelos

De volta a Barcelona, de volta aos experimentos culinários para balancear os estudos. E no supermercado a bandejinha de cogumelos de paris vinha com a mesma quantidade de shitake de brinde. Aproveitei para fazer esse arroz (Receita: Cebolas e alho dourados, depois cogumelos (de paris e shitake), depois arroz integral com um pouquinho de arroz vermelho, depois um pouco de molho de soja, depois água e ferver ferver, depois tomates, e cozinhar. Temperos: páprica doce e picante, noz moscada, pimenta do reino e sal ). Gostei, e esse outro cogumelo de brinde realmente é melhor que o de paris, e também mais bonito.

segunda-feira

Neve!!

Eita trem bonito é a neve e trem chato é o frio!! De volta a Barcelona, aqui está fazendo 5 graus, bem menos frio, mas ainda estou usando as quatro camadas!
Amanhã é dia de Reis e tem festa aqui na Espanha e se não me engano amanhã é o dia que eles trocam presentes. Na feirinha de natal aqui perto eles vendem, dentre outras coisas para presentear, na barraca de doces um doce em formato e cor de cocô em uma vasilha que parece um pinico ou então um doce em forma de carvão, ambos comestíveis. A vendedora me disse que são para quem se comportou mal: "Quem se comportou bem ganha chocolate".

quarta-feira

Neve!



Então na Alemanha eu vi a neve. A primeira foto é de domingo, eu vi a neve no caminho. E aqui em Saarbruecken hoje nevou. É bonito demais. Acho que a neve faz valer o sofrimento do frio. As cores do inverno misturam-se ao branco, parece que a cidade se enche de paz.

sábado

As 4 camadas

Olha que nem vou falar de torta não! É o frio... Achei nesse site a teoria das quatro camadas que cito (coloquei aqui para eu não esquecer):

"TEORIA DAS QUATRO CAMADAS: Para proteger-se do frio, o melhor é seguir o princípio das 4 camadas, vestindo-se com quatro tipos de agasalhos na seguinte seqüência:

-1ª camada: em contato com a pele, deve ser de tecido não absorvente (como o tactel por exemplo);
-2ª camada: um tecido bastante absorvente (algodão);
-3ª camada: uma blusa grossa feita de um bom isolante térmico (Lã, soft, polar etc...);
-4ª camada: deve proteger contra o vento (nylon).

Esta seqüência otimiza a proteção térmica em casos de baixíssimas temperaturas, pois mantém o corpo seco já que a transpiração atravessa a primeira camada e se concentra na segunda, longe do corpo, evitando a sensação incômoda de umidade. A quarta camada impede a entrada de vento e mantém a eficiência isolante da terceira que nada mais é que um tecido com bastante quantidade de ar entre suas fibras (o próprio ar é o melhor isolante térmico, sendo que o tecido que possua bastante ar entre suas fibras isola melhor, mas é ineficiente se o vento levar o ar aquecido pelo calor do corpo do meio de suas fibras).
Outra vantagem é poder combinar as camadas de outras diferentes formas e conseguir vários níveis de aquecimento conforme a necessidade. Por isto é importante não comprar uma única blusa com todas as camadas juntas e sim, 4 blusas separadas ou separáveis. "

sexta-feira

Não só batatas

Macarrão com molho de soja. Ficou salgado, o molho de soja daqui é bem mais concentrado, quem sabe na próxima eu acerto? O que tinha aí, cebola, alho, broto de alfafa e cenoura e macarrão integral.

quinta-feira

Sim, batatas

A foto ficou feia mas foi a melhor comida da semana, sopa de batatas para o frio. Eu ia cozinhar a batata picadinha e aí pensei que isso podia virar uma sopa, e aí foi tomate maduro, temperinhos, sementinhas de girassol, algas, pimentinha e azeite. Mas eu digo com certeza, ficou a melhor das três batatas.

terça-feira

Batatas 2

Então eu adoro batatas. Essas eu fiz com um molho de tomate que tem soja, cenoura ralada finha, abobrinha ralada fina, muita cebola e muito alho, louro. E na batata o amarelinho é curry, o verde é manjericão e as sementes são de girassol! Coloco tudo assim para esquentar com azeite.

segunda-feira

xi

Minhas companheiras de mestrado, Amanda e Valentina, as duas são colombianas e são pessoas simplesmente lindas. Nessa noite comemos umas maçãs assadas e um creme de baunilha, estava bom! E a companhia também. Ah! Se você reparar, tenho uma espinha na bochecha, coisa de fim de trimestre.

quinta-feira

Pizza Caseira


Cansada de achar tanto pão de forma com leite (eu não posso leite), e cansada de comer panqueca de farinha e água, achei nesse site um jeito muito fácil de fazer pizza e deu certo!

terça-feira

Batatas

Início de uma alimentação vegetariana, mas eu ainda não virei vegetariana não, só estou treinando! Batatas com tofu temperado com gergelim, algas, sementes de girassol e tomate seco! Para complementar um pouquinho de vinagre balsámico. O tomate seco ainda não está perfeito, mas descobri no supermercado vendendo o tomate seco sem azeite, só o tomate mesmo, bem mais barato que um vidro de tomate seco pronto, aí coloquei no azeite para hidratar, mas ainda está meio seco o tomate.
Fico pensando que é bom que eu goste de cozinhar porque no meio dessas leituras densas como nesses últimos dias que fiquei por conta do Heidegger e o seu Ser e Tempo, os momentos de parar inevitavelmente são para comer e aí eu me divirto com as misturas, que nem sempre dão certo, mas ok.