quarta-feira
O nariz
Estudando sobre a literatura fantástica, que muito influenciou nos contos de Cortázar, me deparei com o conto O Nariz, de Nicolai Gogol. Nesse conto (escrito creio entre 1835 e 1836) um oficial de São Petesburgo perde o seu nariz, que ganha vida própria. Segundo Todorov esse conto entraria no terreno do puro absurdo e não do fantástico já que para ele o fantástico pede a vacilação do leitor entre o real e o imaginário, vacilação que não encontramos no conto de Gogol. Coloquei o link do texto aqui porque é divertido, vale a pena ler.
Quiche de cogumelos com flores
Flores eu quero dizer couve-flor e brócolis, mas ia ficar muito grande para o título "Quiche de cogumelo com brócolis e couve-flor".
Super fácil.
Massa folhada pronta. Abrir a massa de modo a cobrir o pirex.
Picar a couve-flor e o brócolis e os cogumelos em pedaços pequenos (A). Em uma vasilha bata 3 ovos, misture 200ml de creme de leite tempere a gosto com pimenta do reino, sal e temperos de sua preferência (B). Misture (A) com (B), coloque no pirex sobre a massa e deixe assar em forno pré-aquecido por aproximadamente 30 min. Eu assei em fogo médio-alto. Fica pronto quando perder a consistência líquida e dourar.
Massa folhada pronta. Abrir a massa de modo a cobrir o pirex.
Picar a couve-flor e o brócolis e os cogumelos em pedaços pequenos (A). Em uma vasilha bata 3 ovos, misture 200ml de creme de leite tempere a gosto com pimenta do reino, sal e temperos de sua preferência (B). Misture (A) com (B), coloque no pirex sobre a massa e deixe assar em forno pré-aquecido por aproximadamente 30 min. Eu assei em fogo médio-alto. Fica pronto quando perder a consistência líquida e dourar.
terça-feira
segunda-feira
quarta-feira
Geléia de Morango
sexta-feira
Abobrinha assada
Corte a abobrinha, os tomates e a cebola em rodelas finas (mas nem tanto). Coloque no pirex uma camada de abobrinha, uma de tomate e uma de cebola. Tempere com azeite, tomilho, páprica doce e pimenta do reino (não coloque sal). Coloque uma lata (250ml) de sidra de marca ruim (daquelas doces) e deixe assar. Eu deixei em fogo alto. Demora muito, aprox. 1 hora, fica uma delícia, fica pronto quando estiver quase seco, mas não totalmente. Coloque sal depois de pronto.
Variações: ontem eu fiz com sidra hoje eu fiz com vinho branco (também dos baratos), com sidra ficou melhor mas com vinho fica bom também. Ontem eu coloquei cogumelos, também fica bom.
Marcadores:
abobrinha,
azeite,
cebola,
cogumelo,
comida,
gluten free,
páprica,
pimenta do reino,
salada,
sidra,
tomate,
tomilho,
vegan,
vegetais,
vegetarian,
vegetariano,
vinho branco
segunda-feira
Montevidéu e os contos por entre suas ruas
De Mario Benedetti, o primeiro que li foi seu romance Primavera com uma esquina rota, em meu segundo ano de estudos do espanhol. Me encantei com esse romance sutil, tratando do tema do exílio através da voz de três pontos de vista, o que mais me tocou foi a de Graciela, a menina. Depois desse romance comecei a devorar os escritos do escritor uruguaio. Descobri seus contos, queria lê-los todos. E queria ir a Montevidéu, cidade pano de fundo de muitos de seus contos. Quando ali pisei, eu simplesmente não queria mais ir embora, adiei a volta, queria caminhar por entre as ruas, lembrando dos contos que havia lido, pensando que essa seria a praça de tal conto, que olha, a feira, olha, ali, olha, olha. Aquela cidade deixou calos nos meus pés e ficou a vontade de voltar e conseguir ler tudo, todos os contos, todas os romances, como era possível que ele escrevesse assim, desse jeito que não dá vontade de parar de ler. Comecei então a presentear Benedetti. Seu romance mais conhecido, A Trégua, dei de presente para um amigo e Quien de nosotros para outro e claro que aproveitei para lê-los antes de presenteá-los (cara-de-pau, sim!). Eu tinha vontade de conhecê-lo, conversar com ele, e em Montevidéu imaginava, puxa, e se eu esbarrasse com ele pelas ruas de Montevidéu? Claro que a possibilidade era mínima. Hoje infelizmente não há mais chance de encontrá-lo pelas ruas de Montevidéu, entretanto cada esquina rota dali ficou marcada pelos seus escritos.
quarta-feira
sábado
Jogatina
Janta em casa, macarrão com tomate! Como é bom cozinhar para mais de uma pessoa! Alcachofra de salada. De sobremesa, arequipe e doce de guayaba (parece com a nossa goiabada), típicos da Colômbia, muito bom!
E depois, jogatina. Desde que vim para cá eu não tinha jogado baralho, alegria jogar de novo!
Noite agradável!
quinta-feira
Maracarrão com olivada
Anoitecendo
segunda-feira
sexta-feira
Cogumelos com molho de soja
Assinar:
Postagens (Atom)

