sábado

Xenofobia

Morre um jovem que recebeu punhaladas em um pub em Madri.

O jovem era peruano. A reportagem apenas noticiava o fato. O que chama a atenção é o modo como alguns espanhóis comentam a reportagem, com mostras claras de xenofobia. É impressinoante como eles de fato parecem acharem-se melhores apenas porque nasceram na Europa. O argumento mais ridículo que eu li, e eu não costumo usar esse termo por achá-lo demasiado forte, é que de tantos imigrantes, Espanha está se convertendo em um país de terceiro mundo. Nem precisa dizer mais nada. O que eu penso sobre imigração atualmente; o que seria do Brasil sem a imigração. Para mim o Brasil é o que é porque tem origens de tantas partes do mundo. Aqui na Europa várias coisas simplesmente não entram na minha cabeça de tão fora de senso que me parecem. Esse sentimento neo-fascista que está nas entrelinhas e às vezes declarados como nesses comentários me faz pensar e nada mais que pensar, sem solução e sem caminho.

#02/02/09. Eu tinha deixado uma observação para a moderação do blog falando que os comentários eram de xenofobia. Bem, retiraram os comentários, exceto os irônicos. A ironia continua sendo uma arma da fala, mesmo quando os motivos de seu uso não são louváveis.

Nenhum comentário: