quarta-feira

Fim

Este blog chegou ao fim. O Historietas continua com publicações esporádicas assim como o Amimurga Letra. De qualquer modo você encontra aqui receitas veganas, vegetarianas que podem lhe ser úteis, algumas considerações sobre Literatura e algumas ociosidades. Abraço.

domingo

Macarrão Preguiçoso II

Fritar o alho picadinho no óleo. Acrescentar o brócolis picado junto aos cogumelos de lata, fritar um pouco e pronto! :)

Macarrão preguiçoso I

Esse é o típico macarrão de preguiçoso. Tomates italianos frescos sem semente picados, colocar na frigideira com azeite até mudar de cor, sal, manjericão e pronto. :)

sexta-feira

Sobre a Literatura III

Cortázar “El estado actual de la narrativa en Hispanoamérica”, sobre a Literatura Fantástica, um trecho:

“(...) hay momentos en mi vida (y no son excepcionales; pueden producirse durante un viaje en metro, en un café o a mitad de la lectura de un periódico) en los que por un instante dejo de ser el que habitualmente soy para convertirme en una especie de pasadizo. En mi interior o fuera de mí se abre de repente algo, un inconcebible sistema de receptáculos comunicantes hace que la realidad se torne porosa como una esponja; durante un momento, por desgracia breve y precario, lo que me rodea cesa de se lo que era o yo dejo de ser quien soy o quien creo que soy, y en ese terreno en que las palabras sólo pueden llegar tarde e imperfectas para intentar expresar lo que no puede expresarse, todo es posible y todo puede rendirse”.

quarta-feira

Sobre a Literatura II

"A Literatura só pode chegar a ser possível na medida em que se torna impossível. (...) E, no entanto, a Literatura é: eis aqui o seu maior paradoxo". (207)

TODOROV, Tzvetan. Introducción a la literatura fantástica. Traducción: Silvia Delpy. Buenos Aires: Tiempo contemporaneo, 1972.

Berinjela assada com Tahine


Usei: Meia berinjela média (que você fatiou, colocou sal por cima, esperou um pouco, tirou a água que saiu com papel e depois picou), com um caldo feito com: suco de uma laranja, quatro colheres de sopa de tomate triturado (usei de lata), duas colheres de chá (cheias) de tahine, azeite, noz-moscada, pimenta do reino, uma colher de chá de misô, molho de soja, alho em pó.
Misture a berinjela com o caldo, asse por aprox. 20 min.
Aproveitei os pés de cogumelo que tinham sobrado do cogumelo que usei ontem para rechear, usei esses pés picados bem pequenos.
Muito bom.

terça-feira

quarta-feira

segunda-feira

Pimentão assado













Essa receita foi causada pelo fato de que metade do pimentão tinha estragado, de modo que eu tinha que usá-lo todo de uma só vez. Assim coloquei de recheio cebola, tofu, azeitonas; temperei com azeite e pimenta-do-reino e coloquei para assar por 25 min. Detalhe: untei o pirex com azeite para não grudar. Comi com macarrão molhado com um pouco de sumo de limão e molho shoyo.
Posted by Picasa

sexta-feira

Mandioca com molho de maçã

Ano passado eu tinha tentado virar vegetariana. Após um período na Alemanha, acabei me perdendo. Mas agora comecei de novo. Então vou colocar aqui cozinha vegetariana e muitas vezes vegana porque eu também evito laticínios. A tendência é chegar ao veganismo, mas um passo de cada vez.

Esse prato de hoje é muito simples, só demora para cozinhar a mandioca. O molho foi feito assim:

Frite cebola, alho porró, alho até dourar. Coloque a maçã verde sem casca picada, refogue, tempere com pimenta-do-reino, páprica doce, noz moscada e sal.

segunda-feira

Conserva de gengibre (Gari)

Para falar a verdade eu não lembro qual receita eu usei. É a segunda vez que faço, nas duas vezes procurei a receita no google. O que tem nas duas: vinagre, açúcar, sal e gengibre. Tem receitas que usam vinagre de arroz. Bem, eu sempre faço com o vinagre que tenho em casa (de vinho branco) e dá certo. Dessa vez fiz com açúcar mascavo e acho que ficou melhor. Olha uma receita aqui. Fica bom para comer com arroz integral feito com alho e regado com molho de soja.

quarta-feira

Cogumelos recheados

Eu sempre ficava com os olhos brilhando quando via em algum livro de receitas uma foto de coisas recheadas: tomates recheados, pepinos, etc. Hoje na hora da fome vi os cogumelos e não tive nenhuma vontade de fazê-los como sempre faço, com cebola, na panela, o que exigiria de mim fazer arroz e salada. Resolvi fazê-los recheados. Aqui o resultado. Gostei. Conclusão: às vezes uma comida que parece difícil é mais rápida que o arroz de cada dia.

Modo de fazer:
Limpar os cogumelos, retirar delicadamente a parte do meio (o pezinho), depois, com a parte oposta de uma colher de chá, retirar delicadamente a parte preta para abrir espaço. Em uma vasilha misture tomate italiano pidado pequeno sem sementes com cebolas picadas pequenas, tomilho, azeite e pimenta do reino. Misture e use como recheio. Coloque em forno pré-aquecido. Demora de 20 a 25 minutos para ficar pronto. Eu coloquei sal depois de pronto.

Outra coisa que aprendi: geralmente legumes e cogumelos demoram de 20 a 25 minutos para assar, o seja, é só picar um monte de coisa, colocar para assar com temperinhos e pronto, uma saudável comida do dia.

sexta-feira

Sobre a literatura

"Considerar que a literatura não é mais que a expressão de certos pensamentos ou experiências do autor equivale a condenar de entrada a especificidade literária, atribuir à literatura um papel secundário, o de ser um meio entre outros" (120)

TODOROV, Tzvetan. Introducción a la literatura fantástica. Traducción: Silvia Delpy. Buenos Aires: Tiempo contemporaneo, 1972.

quarta-feira

El silencio del mar

Resolvi então encontrar um livro que não tivesse a ver com a minha pesquisa para ler no metrô, como tanta gente faz. Encontrei na estante perto de Bataille este autor, Vercors, pseudônimo de Jean Bruller, escritor resistente francês. Encontrei a tradução em espanhol para o conto Le Silence de la mer (1942). O conto narra a história de um oficial alemão que começa a viver em uma casa onde vivem um francês e sua sobrinha na época da segunda grande guerra. Uma linha invisível entre os dois "mundos" está marcada pelo silêncio dos personagens franceses como forma de resistência ao oficial com seus monólogos. "Y que quando alguma vez deixava que o silêncio invadisse o quarto e o saturasse até o mais profundo dos cantos, como um gás pesado e irrespirável, ele parecesse, dos três, o que se achava mais à vontade". Entretanto um diálogo se estabelece em meio a essa ausência de palavras. Há muito tempo que eu não lia algo tão lindo e tão sutil.

VERCORS. El silencio del mar. Traducción: Cristina Peri Rossi. Barcelona: Plaza & Janés Editores, 1998.

terça-feira

Micro Vocabulário Euskera

Agur: Tchau
Kaixo: Oi [kaissô]
Mesedez: Por favor [mecêdes]
Eskerrik asko: Obrigado [esquericasco]

quarta-feira

O nariz

Estudando sobre a literatura fantástica, que muito influenciou nos contos de Cortázar, me deparei com o conto O Nariz, de Nicolai Gogol. Nesse conto (escrito creio entre 1835 e 1836) um oficial de São Petesburgo perde o seu nariz, que ganha vida própria. Segundo Todorov esse conto entraria no terreno do puro absurdo e não do fantástico já que para ele o fantástico pede a vacilação do leitor entre o real e o imaginário, vacilação que não encontramos no conto de Gogol. Coloquei o link do texto aqui porque é divertido, vale a pena ler.

Quiche de cogumelos com flores

Flores eu quero dizer couve-flor e brócolis, mas ia ficar muito grande para o título "Quiche de cogumelo com brócolis e couve-flor".Super fácil.
Massa folhada pronta. Abrir a massa de modo a cobrir o pirex.
Picar a couve-flor e o brócolis e os cogumelos em pedaços pequenos (A). Em uma vasilha bata 3 ovos, misture 200ml de creme de leite tempere a gosto com pimenta do reino, sal e temperos de sua preferência (B). Misture (A) com (B), coloque no pirex sobre a massa e deixe assar em forno pré-aquecido por aproximadamente 30 min. Eu assei em fogo médio-alto. Fica pronto quando perder a consistência líquida e dourar.

quarta-feira

Geléia de Morango

uma parte (x) de morangos limpos em fatias finas
de 2 a 3 partes (x) de açúcar (cristal ou mascavo)
gotas de limão

Coloque em fogo baixo até ficar na consistência que lhe agradar, mexendo às vezes.

sexta-feira

Abobrinha assada

Para uma pessoa: meia abobrinha sem casa, dois tomates italianos sem semente e uma cebola média.

Corte a abobrinha, os tomates e a cebola em rodelas finas (mas nem tanto). Coloque no pirex uma camada de abobrinha, uma de tomate e uma de cebola. Tempere com azeite, tomilho, páprica doce e pimenta do reino (não coloque sal). Coloque uma lata (250ml) de sidra de marca ruim (daquelas doces) e deixe assar. Eu deixei em fogo alto. Demora muito, aprox. 1 hora, fica uma delícia, fica pronto quando estiver quase seco, mas não totalmente. Coloque sal depois de pronto.

Variações: ontem eu fiz com sidra hoje eu fiz com vinho branco (também dos baratos), com sidra ficou melhor mas com vinho fica bom também. Ontem eu coloquei cogumelos, também fica bom.

segunda-feira

Clipping Benedetti

Bibliografia na Cervantes Virtual

Wikipedia

España, una de las 'patrias suplentes' de Benedetti

Benedetti deja su obra y el aura de un hombre bueno, (...)

Adios Mario Benedetti

Montevidéu e os contos por entre suas ruas

Montevidéu, foto de Libertinus Yomango.
De Mario Benedetti, o primeiro que li foi seu romance Primavera com uma esquina rota, em meu segundo ano de estudos do espanhol. Me encantei com esse romance sutil, tratando do tema do exílio através da voz de três pontos de vista, o que mais me tocou foi a de Graciela, a menina. Depois desse romance comecei a devorar os escritos do escritor uruguaio. Descobri seus contos, queria lê-los todos. E queria ir a Montevidéu, cidade pano de fundo de muitos de seus contos. Quando ali pisei, eu simplesmente não queria mais ir embora, adiei a volta, queria caminhar por entre as ruas, lembrando dos contos que havia lido, pensando que essa seria a praça de tal conto, que olha, a feira, olha, ali, olha, olha. Aquela cidade deixou calos nos meus pés e ficou a vontade de voltar e conseguir ler tudo, todos os contos, todas os romances, como era possível que ele escrevesse assim, desse jeito que não dá vontade de parar de ler. Comecei então a presentear Benedetti. Seu romance mais conhecido, A Trégua, dei de presente para um amigo e Quien de nosotros para outro e claro que aproveitei para lê-los antes de presenteá-los (cara-de-pau, sim!). Eu tinha vontade de conhecê-lo, conversar com ele, e em Montevidéu imaginava, puxa, e se eu esbarrasse com ele pelas ruas de Montevidéu? Claro que a possibilidade era mínima. Hoje infelizmente não há mais chance de encontrá-lo pelas ruas de Montevidéu, entretanto cada esquina rota dali ficou marcada pelos seus escritos.
Deixando o Uruguai, entardecer do Buquebus.

sábado

Jogatina

Janta em casa, macarrão com tomate! Como é bom cozinhar para mais de uma pessoa! Alcachofra de salada. De sobremesa, arequipe e doce de guayaba (parece com a nossa goiabada), típicos da Colômbia, muito bom!
E depois, jogatina. Desde que vim para cá eu não tinha jogado baralho, alegria jogar de novo!
Noite agradável!

quinta-feira

Maracarrão com olivada

Para 250g: Frite o alho picado (usei uns 5 dentes), coloque uma colher de chá de olivada, salpique gergelim (opcional), frite mais um pouco, misture o macarrão aí e pronto!

Anoitecendo

Para comemorar que terminei uns trabalhos atrasados, o entardecer de ontem saindo da faculdade às 20:30 da noite:
E à noite:

sexta-feira

Cogumelos com molho de soja

Esse eu fiz assim, coloquei os cogumelos para hidratar em água filtrada, no fogo baixo. Quando hidratou guardei a água, com a qual a Chen fez uma sopa depois. Em outra panela refoguei alho porró e alho, joguei os cogumelos, deixei um pouco ali, no fogo, e depois acrescentei uma mistura com água, molho de soja, molho de pimenta (pouco) dissolvidos em uma colher de sopa de farinha de trigo. Deixar até engrossar e pronto.

quinta-feira

Pílula Pop

Novo conto no pílula, Poetagem. Eu o achei bobo, mas não sei por que quis publicar assim mesmo.

O último: A pausa, e outros no Histórico.

quarta-feira

Milene

Milene, Valentina e os grafites de Barcelona à noite .

Aniversariantes

Aniversários na semana passada, Chen e Marcella! Tem mais fotos aqui ao lado, Abril, vou colocando mais pouco a pouco.

sábado

Almoço para variar

Almoço à moda brasilio-árabe, ficou bom!!

Quibe Vegano Assado:
(A) 1 x trigo pra quibe hidratado pelo menos 3h e depois vc aperta para tirar a água
(B) 1 x proteína de soja texturizada hidratada pelo menos 15 min e depois vc aperta para tirar a água
(C) Quantidade o suficiente para umedecer de molho de soja que você goste com um pouco de pimenta, sal e azeite
(D) Uma cebola picada em pedaços pequenos

Misturar A + B + C + D assar até começar a cheirar a cozinha e ter mudado de cor (escurece um pouco). A receita original pede hortelã mas eu não tinha e ficou bom também.

Pasta de grão-de-bico:
Usei a receita desse site adaptada já que eu não coloquei alho (porque esqueci) e bati à mão porque aqui não tem liquidificador. Deu certo assim mesmo. Na verdade quem bateu o grão de bico foi a Chen porque ela gosta. Ah, eu deixei de molho dois dias antes de cozinhar porque não tenho panela de pressão e tirei a casca para fazer a pasta porque eu não tenho boa digestão com a casca do grão-de-bico.

E a saladinha de sempre: pepino, tomate sem sementes, gergelim, limão, sal e azeite.

segunda-feira

Peixe com molho de morango

Esse eu coloco a receita, porque acho que vale a pena.
1 Deixar algumas horas dois medalhões de peixe molhados em um pouco de vinagre balsâmico e ervas de provence.
Agora tudo em fogo de médio a baixo.
2 Na wok Fritar uma colher rasa de alho picado, adicionar uns 6 morangos não muito maduros fatiados ou picados, deixar cozinhar um pouco
3 Colocar uns 3 tomates pelatis (desses de lata) picados sem caldo (o restante você guarda em um vidro para usar depois) e deixar fritar por um tempo
4 Colocar os medalhões com o vinagre balsâmico tampar e deixar cozinhar um pouco
5 Colocar um pouco de água que você usa para passar na lata do tomate para pegar o caldo que ficou (bem pouco)
3 Quando não for possível distinguir os tomates dos morangos e o molho tiver engrossado está pronto!

domingo

Almoço


Para fazer o molho: um pouco que baste de molho de soja mais uma colher de sopa de farinha de trigo dissolvida em mais uma quantidade d'água. Esperar engrossar. Fiz na wok.

segunda-feira

Molho branco


Eu não posso comer leite porque me cai muito mal, mas me deu muita vontade então eu fiz esse molho branco com alho, bacon, noz moscada, pimenta do reino, sal e farinha para engrossar.

quarta-feira

Natação

Pesquisei por mas não consegui descobrir se esporte vicia. Fato é que eu estou me sentindo uma ameba e acho que isto está relacionado ao fato de eu não ter nadado nos últimos dias. Me deu um desespero hoje, vontade de sair correndo, gritar, tudo. Há tempos que eu não me sentia assim. Eu estava entrando no ritmo, nadando pelo menos 2 vezes na semana, indo de bicicleta para a aula, etc. Agora que temos um recesso e um trabalho enorme para essa sexta achei que dava conta de ficar só estudando trancafiada em casa. Não rola. Hoje não rendeu nada. Amanhã vou nadar sem falta. Eu acho que vicia sim, mas é ruim pensar que eu posso de fato depender da natação para estar bem.

Comida

Sem tempo para tudo, mas depois do almoço, para esperar um pouquinho a digestão, posto essa foto de meu almoço. A lentilha ficou boa com bacon. Sim, cansei dessa de super saudável alimentação. Às vezes tenho que escapar... ainda que eu tenha alergia, um pequeno prazer gastronômico. Depois volto a comer saudável. E o arroz é integral Felipe!

segunda-feira

Cumple

Aniversário da Gabi. Uma sangria no Ovelha Negra
Chegando em casa presente
duplamente chocolate: brigadeiro e mo chi.
Mais fotos em Março, ao lado. Sobre o tanto de fotos quase repetidas, entrei, não sei por que, nessa da banalização da fotografia que a câmara digital nos permite. Mas agora não uso mais o método 1 segundo sem mexer usando o timer para não borrar para tirar fotos sem flash. Descobri um macete novo (para leigos como eu, os profissionais já estão cansados de saber): para usar o flash da câmera digital sem ficar muito claro, basta ir nas opções e colocar subexposto (ou seja, ao invés de deixar no 0 usar o -1) porque aí a câmera vai calcular de modo que as fotos tenham uma cor mais próxima da realidade. E olha estou falando de um recurso de câmera digital compacta, pelo menos na samsung que uso tem, as outras também devem ter.

domingo

Auster

Conceito de solidão em Paul Auster. Explica em uma entrevista: [seu conceito de solidão parte de] "uma visão fundamentalmente solipsista do homem (...) mesmo se nós estamos rodeados por outros, nós essencialmente vivemos nossas vidas sozinhos: a vida real tem lugar dentro de nós".

Citação da entrevista extraída do texto de RUBIN, Derek. ""The hunger must be preserved at all cost": A reading of Invention os Solitude".

sábado

Grão-de-bico


Grão-de-bico demora demais para cozinhar. Deixei de molho dois dias e ainda assim demora. Mas rende muito. Calculei mal e comi grão-de-bico quase a semana inteira. Então hoje fiz um frango.

quinta-feira

Floresta



Ernst Marx, surrealismo, e essas imagens sem o seu texto não abarcam o sentido que ele busca, mas sem o texto, o que elas sugerem? Vou tentar traduzir o texto em breve para colocá-lo aqui, o título do texto é "O mistério da floresta".

quinta-feira

Então

Eu tenho que escrever um email para meus amigos, minha família, mas, para mim, escrever se converte em um ato que requer parar, respirar, ter um cuidado especial. Não posso escrever um email gastando o tempo que gasto para postar aqui, para postar aqui máximo 5 min. Um email de verdade, uns 15 no mínimo. Vou escrever, vou logo.

Então, para variar, comida, mas dessa vez comprado: foto de um tira-gosto japonês que conheci aqui, o sabor é uma mistura de caramelo com picante que fica delicioso.


E essa foi a comida que a Chen fez, que ficou tão bonita que tirei uma foto. Eu só cozinhei comida sem graça nessa semana.